segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estilos Musicais Americanos

Hip-Hop:
É a organização de várias pessoas em prol de uma mudança significativa para quem precisa, esta é a mudança que o hip-hop deve fazer e através dos seus elementos, demonstrar que está alerta ao que acontece na sociedade cantando (rap), dançando (break), desenhando (grafitti) e dando ritmo (DJ) ao que precisa ser feito para tal transformação. É uma cultura de rua, sem muros que pode ser levada pelo vento da transformação para qualquer parte do mundo.

Trance:O Trance em si surgiu na Alemanha, na década de 90, “Inspirado pelo acid house e pelo techno de Detroit. Tinha como influências centrais as escalas de música étnica indiana, o rock psicadélico, o Detroit Techno, algum Trance alemão, ceto funk e reggae-dub.

Rock:A música rock é um termo abrangente para definir gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1960. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica.

Jazz:O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos da América. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região estadunidense de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a
afro-americana
.

Música Clássica:Música erudita é um termo amplo utilizado costumeiramente para se referir à música academicamente estudada, em sua forma, estilo e analisada dentro das tradições, seguindo cânones preestabelecidos no decorrer da história da música; produzida (ou baseada) nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, englobando um período amplo que vai, aproximadamente, do século IX até a atualidade. As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1550 e 1900, o chamado período de prática comum. Oposto aos termos: "música popular", música folclórica ou música oriental, o termo música clássica abrange uma série de estilos musicais, desde intricadas técnicas composicionais até simples entretenimento (operetas).
O termo "música clássica" só apareceu no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro.

Música Country:é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no Sul dos EUA a pelas montanhas dos Apalaches. Suas raízes são encontradas na música folclórica tradicional, na música celta, no Blues, na Música gospel, e na música popular do Século XIX que se desenvolveu rapidamente nos anos de 1920. O termo, Country music começou a ser usado no anos da década de 1940, nos EUA, quando o termo original e precedente, música hillbilly (em Português, "música caipira"), foi considerado degradante, e o novo termo foi abraçado amplamente nos anos de 1970, enquanto o termo Country and Western (em Português, "Sertaneja e do Oeste") caiu de uso deste então, com exceção do Reino Unido, aonde o termo ainda é freqüentemente usado.

Música Gospel:(em português, "evangelho") é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito a vida cristã, assim como, de acordo com seus gêneros musicais variados, também oferece uma alternativa, ao povo cristão, à música secular convencional. Como outros gêneros de música cristã, a criação, a performance, a influência, e até mesmo a definição de música gospel varia de acordo com a cultura e o contexto social. A música gospel é escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético, com motivo religioso ou cerimonial, ou como um produto de entretenimento para o mercado comercial. Contudo, o tema principal na maioria das músicas gospel é o louvor e adoração a Deus, Cristo, e/ou o Espírito Santo.

Reggae:é um estilo de música originário da Jamaica.O nome Reggae que surgiu por causa do som que faz no baixo. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima.Original da década de 60, o ritmo divide-se em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dancehall reggae", que é originário da década de 70. O reggae é constantemente associado ao movimento rastafari, que, de fato, influenciou muitos dos músicos apologistas do estilo reggae nas décadas de 70 e 80. De qualquer maneira, o reggae trata de vários assuntos, não se restringindo à cultura Rastafari, como o amor, o sexo e principalmente a crítica social.

Blues : Surgiu nos E.U.A a partir dos cânticos de fé religiosa e de outras formas similares. O blues tem exercido uma grande influencia na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o ragtime, o jazz, o rock ‘n’ roll e a música country.

BOOGIE WOOGIE - Estilo tradicional de piano, bastante popular nos anos 20 e 30, nos EUA. A mão esquerda do pianista repete células rítmicas, enquanto a direita improvisa.

HARD BOP - Corrente moderna do jazz, mais praticada em Nova York e na costa oeste dos EUA, na década de 50. Diferentemente do que sugere o termo, suas harmonias e melodias são mais simples do que as do bebop.

SOUL - Alma, em inglês. Substantiva o sentimento ao tocar o jazz, especialmente o entilo funky, que nos anos 50 se contrapôs ao tom mais cerebral do cool jazz. Já nos anos 60, esse termo também passou a designar um gênero de música negra.

SWING - Vem de balanço em inglês. Consiste em uma maneira de tocar ou cantar, com um certo balanço capaz de criar a sensação de que a música flutua sobre o ritmo regular. Na verdade é difícil traduzi-lo em palavras: a melhor maneira de captar seu sentido é ouvir as gravações dos melhores jazzistas. Swing também é o nome do estilo de jazz, desenvolvido no início dos anos 30, centrado nas big bands, que dominaram os salões de dança nos EUA.

Estilos Musicais Brasileiros:


Música indígena

Na época do descobrimento do Brasil as músicas das muitas tribos são executadas em solos e coros, acompanhados pela dança, bater das palmas, dos pés, flautas, apitos, cornetas, chocalhos, varetas e tambores.


Música africana


Em 1538 chegaram os primeiros escravos trazidos da África trazendo suas músicas, danças, idiomas, macumba e candomblé – criando a base primordial de uma nova etapa fundamental na história inicial da música brasileira.Outros estilos musicais africanos Em 1630 a cultura musical africana dos escravos negros é preservada e desenvolvida através dos Quilombos. Surgem as primeiras novas formas de uma música afro-brasileira, que desenvolveria o afoxé, jongo, lundu, maracatu, maxixe, samba e outros gêneros futuros.

Música católica

Em 1549 chegam os primeiras missões dos jesuítas portugueses no Brasil , os padres passam a introduzir as noções elementares da música européia aos índios e a apresentar seus instrumentos musicais, num primeiro contato importante de fusão e influências na nascente história da música brasileira.A partir dos rituais religiosos das missões jesuítas nascem os primeiros cultos folclóricos populares dos habitantes locais como o 'reisado' e o 'bumba-meu-boi'. A música sacra, as melancólicas baladas e as modas portuguesas contribuem para a formação da música brasileira.

Música de barbeiros

Em meados do século XVIII, surgem, no Rio de Janeiro e Bahia, as lendárias e divertidas músicas de barbeiros .Segundo estudiosos, essa seria a primeira verdadeira manifestação de uma música popular brasileira instrumental de entretenimento público.Eles interpretavam – muito à sua maneira livre – fandangos, dobrados, quadrilhas, lundus e polcas num repertório bem diverso. Da música desses deselegantes mas charmosos barbeiros descalços, nasceriam os 'ternos', as bandas de coreto, as militares e o choro. Elas existiriam até meados do século seguinte.
Modinha

Em 1750 surge até então o mais importante gênero musical – a modinha –, criado em Portugal, e responsável pelos aspectos melódicos e românticos na música brasileira, de grande influência até a Nova República, no início do século XIX.
LunduEm 1780, é um dos elementos embrionários de formação do futuro samba, gênero musical trazido dos escravos bantos do Congo e Angola.
PolcaNo dia 3 de julho, é apresentada pela primeira vez a polca, no Rio de Janeiro, dança rústica da Boêmia Depois da apresentação brasileira, a polca vira a nova febre carioca. Além de dança de salão, o gênero invade teatros e ruas, tornando-se popular através dos próximos grupos de choro e grupos carnavalescos.


Rancho carnavalesco

Em 1870 surgiu no Rio de Janeiro o primeiro rancho carnavalesco. A partir de então, esboça-se os primeiros traços do samba através do batuque de origem africana.

Ópera no BrasilO

maestro-compositor brasileiro paulista Carlos Gomes (1836-1896) – compõe a ópera O Guarani –baseado na romance de José de Alencar.Com ela, pela primeira vez, nascia o Brasil para o mundo musical. Carlos Gomes foi, sem dúvida, o maior compositor das Américas no século XIX.


Maxixe

Em 1875 nasce o maxixe – a primeira dança de par e gênero musical modernos genuinamente brasileiros. Ele surge da mistura do lundu com o tango argentino, a habanera cubana e a polca. O maxixe foi considerado tão escandaloso e polêmico quanto o lundu.


Choro

Em 1880 Surge o choro (chorinho), no Rio de Janeiro, através de pequenos grupos instrumentais. As festas das quais os chorões participavam já eram chamadas de pagodes. Esta é também a época das serenatas de fins de noite.


Frevo

Em 1890 Surge o frevo em Recife, Pernambuco. Um dos mais importantes gêneros musicais e danças do país. O frevo nasce da polca-marcha o ritmo é frenético e contagiante, de coreografia individual improvisada e inspirada na capoeira, apoiada no uso de sombrinhas e guarda-chuvas.
Marcha carnavalesca Em 1899 a pioneira compositora carioca de classe média Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil (em 1885) –, compõe a primeira marcha carnavalesca da história da música brasileira chamada "Ô Abre Alas", um enorme sucesso e de grande influência na consolidação das bases iniciais da música popular brasileira.


Candomblé e umbanda

Em 1900 os ritmos do candomblé e umbanda são oficialmente aceitos como parte integrante da cultura brasileira. Preservam-se as músicas, escalas musicais, instrumentos como agogô, cuíca, atabaque, e suas ricas bases polirítmicas.


Sertanejo

Em 1914 canções sertanejas se popularizam entre as classes média e alta, música sertaneja poderia também compreender o xaxado, o baião e toda manifestação musical das regiões Norte-Nordeste.


Samba

Em 1917 Considerado o nascimento oficial do samba. Este típico samba carioca, que mistura maxixe com frases rítmicas do flolcore baiano, mais tarde espalha-se pelo Brasil e domina o carnaval.


Samba canção

Em 1920-50 Antecedendo a bossa nova, surge o samba-canção, um tipo mais lento, melancólico e romântico, orquestral e instrospectivo do gênero, também conhecido como samba de meio do ano, ou seja, aquele lançado depois dos sambas de carnaval. Sob forte influência do bolero, o samba-canção se firmaria mesmo a partir de 1930.


Villa lobos

Em 1938-45 período em que o compositor e regente Heitor Villa-Lobos (1887-1959) compõe a Bachiana no. 5 – da célebre série de 9 – para canto e orquestra de violoncelos, sendo esta a mais admirada e tocada de todas, tendo sido, por vários anos, um dos discos mais vendidos nos Estados Unidos, Villa-Lobos é considerado o mais importante gênio musical do continente, no século XX.


Baião

Em 1946 a música "Baião", do pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) – com letra de Humberto Teixeira –, desponta de Norte a Sul do país com a força de um novo estilo musical revolucionário urbano derivado da música de raízes rurais e folclóricas nordestinas.


Rock n Roll

Em 1955 com fortes ecos dos Estados Unidos e Inglaterra, o rock'n'roll aterrisa incipiente no país através de versões, quando Nora Ney grava a versão "Rock Around The Clock". A primeira grande estrela do gênero é Celly Campelo (1942-) com os hits "Estúpido Cupido" e "Banho de Lua" já no início dos anos 60. O rock'n'roll populariza-se com outras versões de sucessos norte-americanos,
Bossa NovaEm 1958, com a canção "Chega de Saudade" (Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes), gravada por Elizeth Cardoso é inaugurada oficialmente a bossa nova


Música de Protesto

Em 1965, com a repressão e censura instauradas pelo regime militar, configura-se o espírito para o surgimento das músicas de protesto, Geraldo Vandré atingiu o ponto máximo de sua carreira com a então clássica e polêmica canção "Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores", ou "Caminhando" (1968).


Funk

Em 1970, surge no Rio de Janeiro um fenômeno que se caracterizaria como tipicamente carioca – os bailes funk.Os "bailes da pesada", como eram conhecidos, foram espalhando-se para os clubes do subúrbio. Com a proliferação de uma multidão de dançarinos populares adeptos do movimento, trajados com roupas black de ocasião, cabelos afro, sapatos plataforma coloridos.


Rock Pop

Em 1980-87, em busca de novas alternativas musicais parte da elite da juventude brasileira de classe média provoca uma nova onda de rock e pop apoiada no movimento pós-punk new wave, que domina totalmente o cenário musical nacional. Daí, surgem Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana (Renato Russo), Barão Vermelho (Cazuza e Frejat), RPM (Paulo Ricardo), Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Lobão, Biquini Cavadão, Ratos de Porão (João Gordo), Inocentes e outros.


Lambada

Em 1984-90 antecedendo o surgimento da axé music, a lambada baiana torna-se um dos mais populares estilos de dança brasileira atual a misturar samba, maxixe e dança erótica. O maior sucesso é do grupo Kaoma com "Lambada", uma versão do tema latino "Llorando Se Fue", do grupo Los Kjarkas. Por falta de substância musical e limitação coreográfica, o gênero tem breve período, mas provoca uma onda de escolas temporárias da dança por todo o país.


Rip Rop

Em 1985, Ainda no bojo da grande década do rock brasileiro, e pela primeira vez em toda América Latina, a grande novidade norte-americana do movimento hip hop com o rap, grafite e a breakdance, A partir daí, com a aceitação gradual do novo movimento pela mídia, o hip hop cresceria firmemente em importância e novos nomes, atingindo um de seus apogeus nos anos 90.


Axé Music

Em 1985, a música "Fricote", do baiano Luiz Caldas, inaugura oficialmente o movimento axé music. a axé music é caracterizada pelo forte uso da percussão baiana como o repique, timbau e surdos. Em geral, as letras falam da sensualidade do corpo, do requebrar dos quadris e de danças.


Sertaneja

No final dos anos 80 surge a nova música sertaneja de sotaque country americano – nessa ordem.

Bandas de Rock

Surge uma nova geração de bandas de rock dos anos 90 como o Pato Fu, Skank, Raimundos, O Rappa, Jota Quest, o polêmico Planet Hemp, o grupo soul Fat Family, a dupla carioca Claudinho & Buchecha e demais. Há espaço para ritmos africanos, latinos e jamaicanos – como o reggae e o ska, que dão a base para grupos como Cidade Negra, Tribo de Jah, ex-Nativus e outros.





MPB
Em 1997, afirma-se mais uma brilhante geração intermediária de novos nomes na música popular brasileira, de diferentes regiões e com algumas novas propostas de fusões da música Nordestina e folclórica, com a do Sul-Sudeste e a do mundo pop internacional. Nomes como Carlinhos Brown (BA), Arnaldo Antunes (SP), Chico César (PB), Zeca Baleiro

Pop eletronico


Quase no final dos anos 90, presencia-se uma certa corrida à chamada música pop eletrônica , mas novamente mais como efeito de arranjos musicais, uma vez que o gênero tecno não admite vocal.À exemplo do que ocorre nas grande capitais do mundo há dez anos, o Brasil começa a viver o auge do culto aos DJs, que produzem as grandes festas ao ar livre chamadas de 'raves', ou em casas noturnas, e lançam CDs com remixagens e temas de suas preferências. A remixagem (o remix) é uma das manifestações mais modernas do momento.


American Musical styles


Braid:The Braids in himself arose in Germany, in decade of 90, "Inspired by the acid house and by Detroit's Techno. I had as central influences the scales of Indiana ethnic music, the rock psicadélico, Detroit Techno, some Braids German, ceto funk and reggae-dub.
Rock:The music rock is an including term to define popular musical gender that was developed during and after decade of 1960. Their roots are in the rock and roll and in rockabilly that emerged and defined in the United States of the America at the end of years forty and beginning of the fifty, that evolved of blues, of the music country and of rhythm and blues, come in other musical influences that still include folk, gospel, the jazz and the classical music.
Jazz:The jazz is a manifestation -original musical of the United States of America. Such manifestation would have arisen around the beginning of century XX in the region estadunidense of New Orleans and in her proximities, having in the popular culture and in the communities' black creativity that there lived one of their spaces of more important development. The Jazz developed with the mixture of several musical traditions, in particular the afro-american.
Classical music:Erudite music is a term used wide usually to refer to to the academically studied music, in its form, style and analyzed inside the traditions, following canons pre-established during the music history; Produced (or based) in the traditions of the secular and western liturgical music, embodying a wide period that goes, about, of century IX until the actuality. The central rules of this tradition were coded between 1550 and 1900, the called period of common practice.

Opposite to the terms: "Popular music", folklore music or eastern music, the classical term music embraces a series of musical styles, since intricadas technical composicionais until simple entertainment (operettas). The term "classical music" it only appeared at the beginning of century XIX, in an attempt of if "canonize" the period that goes of Bach until Beethoven as one was of gold.
Music Country:It is a mixture of popular styles originally found in the USA South to by Apalaches' Mountains. Their roots are found in the traditional folklore music, in the Celtic music, in Blues, in the Music gospel, and in the popular music of Century XIX that was developed quickly in years of 1920. The term, Country music started to be used in years of decade of 1940, in the USA, when the original and preceding term, music hillbilly (in Portuguese, "music yokel"), was considered degrading, and the new term was hugged widely in years of 1970, while the term Country and Western (in Portuguese, "Country and of the West") fell of use of this then, except for the United Kingdom, where the term still is frequently used.
Music Gospel:(In Portuguese, "gospel") is a composition writing to express the individual belief or of a community concerning Christian life, as well as, according to their varied musical goods, also offers an option, to the Christian people, to the conventional secular music. As other Christian music goods, the creation, the performance, the influence, and even same the music gospel definition varies according to the culture and the social context. The music gospel is writing and executed by lots of reasons, since the aesthetic pleasure, with motivate religious person or ceremonial, or as an entertainment product for the commercial market. However, the main theme in the musics gospel majority is the praise and worship for God, Christ, and/or the Holy ghost.
Reggae:It is a style of original music of Jamaica.O name Reggae who arose because of the sound that does in the low. The "laughs" would be the action for low, and the "gae", the action for cima.Original of decade of 60, the rhythm it divides into two subgêneros, the "roots reggae" (reggae roots) and the "dancehall reggae", that is original of decade of 70. Reggae is constantly associated to the action rastafari, that, in fact, influenced many of the musicians apologistas of the style reggae in decades of 70 and 80. Anyway, reggae care for several subjects, not restricting itself to the culture Rastafari, like love, the sex and mostly the social criticism.
Blues : Arose in E.U.A from the songs of religious faith and of other similar forms. Blues has been exercising a great influences in the western popular music, defining and influencing the majority appearance of the musical styles as ragtime, the jazz, the rock ‘n’ roll and the music country.
BOOGIE WOOGIE - Traditional style of piano, very popular in the and 30, in the USA. The pianist's left hand repeats rhythmical cells, while the right improvisation.
HARD BOP - Modern chain of the jazz, practiced most in New York and in the USA coast west, in decade of 50. Differently that it suggests the term, their harmonies and melodies are simpler than the ones of bebop.
SOUL - Soul, in English. Substantive the feeling when touching the jazz, especially entilo funky, that in the we opposed to the more cerebral tone of cool jazz. Already in the, that term also proceeded designating a gender of black music.
SWING - it comes of balancing in English. It consists in a way to touch or to sing, with a certain able to balancing create the sensation that the music floats about the regular rhythm. Actually it is difficult translated him in words: The best way of captivating your sense is to hear the best jazzistas recordings. Swing also is the jazz style name, developed at the beginning of years 30, centered in the big bands, that dominated the dance salons in the USA.


Brazilian Musical styles:
Indigenous music
At that time of the discovery of Brazil the musics of the many tribes are executed in soils and choruses, accompanied by the dance, beat of the palmas, of the feet, flutes, whistles, bugles, rattles, rods and drums.
African music
In 1538 arrived the first slaves brought from Africa bringing their musics, dances, languages, macumba and candomblé – creating the primordial base of a new fundamental stage in the initial history of the music brasileira.Outros African musical styles In 1630 the African musical culture of the black slaves is preserved and developed through the Quilombos. They arise the new first forms of an afro-brazilian music, that would develop afoxé, jongo, lundu, maracatu, maxixe, samba and other future goods.

Catholic music
In 1549 arrive first Portuguese missions in Brazil , the priests proceed introducing the elementary notions of the european music to the Indian and to present your musical instruments, in a first important contact of coalition and influences in the music brasileira.A nascent history leave of the religious rites of the jesuit missions are born inhabitants' cultured folklore popular local first as the 'reisado' and the 'big drum-my-ox'. The sacred music, the melancholic ballads and the Portuguese fashions contribute for the Brazilian music formation. Barbers music
In the middle of century XVIII, arise, in Rio de Janeiro and Bahia, the legendary and barbers' fun studious musics .Second, this would be the true first manifestation of a Brazilian instrumental popular music of entertainment público.Eles interpreted – a lot to its free way – fandangos, doubled, gangs, lundus and polkas in a very several repertoire. Of the music of these inelegant but charming barefoot barbers, the would be born 'tender', the bandstand bands, the militaries and the cry. They there would be until century middle following.

Little fashion
In 1750 arises until then the most important musical gender – the little fashion –, created in Portugal, and responsible for the melodic and romantic aspects in the Brazilian music, of great influence until the New Republic, at the beginning of the century XIX. LunduEm 1780, it is one of the future samba formation embryonic elements, musical gender brought from the slaves Congo's Bantos and Angola. PolcaNo day 3 of July, it is presented for the first time the polka, in Rio de Janeiro, rustic dance of the Bohemian After the Brazilian presentation, the polka had turned the new carioca fever. Besides salon dance, the gender invades theaters and streets, becoming popular through the cry nearby groups and carnival groups.


Carnival ranch
In 1870 arose in Rio de Janeiro the first carnival ranch. Starting from then, it sketches the samba first traces through the hammering of African origin. Opera in the BrasilO
Maestro-composer from São Paulo Brazilian Carlos Gomes (1836-1896) – composes the opera The Guarani –based on José de Alencar.Com's Romance she, for the first time, Brazil for the musical world Was born. Carlos Gomes was, without a doubt, the biggest Americas composer in century XIX.
Maxixe
In 1875 is born maxixe – the pair first dance and modern musical genuinely Brazilian gender. He arises of lundu mixture with the Argentine tango, for habanera Cuban and the polka. Maxixe was considered as scandalous and polemic as lundu.
Cry
In 1880 Arises the cry (little cry), in Rio de Janeiro, through small instrumental groups. The parties of which the weepers took part were already called pagodas. This also is the ends serenades time at night.
Fravo
In 1890 Arises the fravo in Recife, Pernambuco. One of the most important musical goods and country dances. The fravo is born of the polka-gear the rhythm is frenzied and contagious, of improvised individual choreography and inspired in the capoeira, supported in the shadows and umbrellas use.

Carnival gear In 1899 the pioneering carioca composer of class average Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – the first woman to govern an orchestra in Brazil (in 1885) –, composes the Brazilian music history first carnival gear called out "Ô Opens Lines", an enormous success and of great influence in the consolidation of the initial bases of the Brazilian popular music.
Candomblé and umbanda
In 1900 the candomblé and umbanda rhythms are officially accepted as integrant part of the Brazilian culture. They preserve the musics, musical scales, instruments as agogô, cuíca, atabaque, and her rich bases polirítmicas.
Country
In 1914 country songs popularize among average and high classes, country music also could comprehend xaxado, the folk music and dance and all musical manifestation of the Northern regions.
Samba
In 1917 Considered the official birth of the samba. This typical carioca samba, that mixture maxixe with rhythmical sentences of flolcore of Bahia, later it spreads by the Brazil and dominates the carnival.
Samba song
In 1920-50 Preceding the new boss, it arises the samba-song, a slower, melancholic and romantic kind, orchestral and instrospectivo of the gender, also known as year middle samba, in other words, that launched after the carnival sambas. Under bolero strong influence, the samba-song would sign same starting from 1930.
Villa wolves
In 1938-45 period in which the composer and regent Heitor Villa-wolves (1887-1959) composes Bachiana in the. 5 – of the famous series of 9 – to cellos corner and orchestra, being this in excess admired and touched of all, having been, for several years, one of the solder disks in the United States, Villa-wolves is considered the most important musical genius of the continent, in century XX.
Folk music and dance
In 1946 the music "Folk music and dance", of the from Pernambuco Luiz Gonzaga (1912-1989) – with letter of Humberto Teixeira –, it appears of North for country South with by force of a new revolutionary urban musical style music derivative of rural and folklore roots native of northeastern brazils.
Rock n Roll
In 1955 with United States strong echoes and England, the rock'n'roll aterrisa incipient in the country through versions, when Daughter-in-law Ney records the version "Rock Around The Clock". The gender great first star is Celly Campelo (1942-) with hits "Stupid Cupid" and "Moon Bath" already at the beginning of years 60. The rock'n'roll it popularizes with other versions of north american successes, Boss NovaEm 1958, with the song "Arrives from Longing" (Antonio Carlos Jobim and Vinícius de Moraes), engraving for Elizeth Cardoso is inaugurated officially the new boss
Protest music
In 1965, with the repression and censorship established by the military regime, it configures the spirit for the protest musics appearance, Geraldo Vandré reached the maximum point of its career with then classical and polemic song "For Do not tell That I did not talk about the Flowers", or "Walking" (1968).
Funk
In 1970, it arises in the Rio de Janeiro a phenomenon that would have been terized as typically carioca – the dances funk.Os "dances of the weighed", as they were well-known, were spreading itself for the suburb clubs. With the proliferation of a dancers' popular crowd movement followers, worn with clothes black of occasion's, afro- hairs, colored shoes platform.
Pop rock
In 1980-87, in search of new musical options part of the Brazilian youth elite of average class provokes a rock new wave and pop supported in the action post-punk new wave, that dominates totally the national musical scenery. Thence, arise Titãs, Paralamas of the Success, Urban Legion (Renato Russian), Red Baron (Cazuza and Frejat), RPM (Paulo Ricardo), Outrage strictly, Kid Bee, Engineers of the Hawaii, Lobão, Biquini Cavadão, Basement Mice (João Fat), Innocent and another.
Lambada
In 1984-90 preceding the axé music appearance, for lambada of Bahia becomes one of the most popular styles of current Brazilian dance to mix samba, maxixe and erotic dance. The biggest success belongs to the group Kaoma with "Lambada", a Latin theme version "Llorando If Fue", of the group Los Kjarkas. For lack of musical substance and choreographic limitation, the gender has brief period, but it provokes a dance temporary schools wave for the whole country.
RIP Rop
In 1985, Still in the Brazilian rock great decade bulge, and for the first time in every Latin America, the great north american novelty of the action hip hop with rap, graffiti and for breakdance, From there onwards, with the gradual acceptance of the new action by the media, hip hop would grow strongly in importance and new names, reaching one of their apogees in the.
Axé Music
In 1985, the music "Fricote", of the of Bahia Luiz Caldas, inaugurates officially the action axé music. For axé music is characterized by the percussion of Bahia strong use as the chiming, timbau and deaf. In general, the letters talk about the body sensuality, of requebrar of the hips and of dances.
Country
At the end of years 80 arises the new country music of accent country American – in this order. Rock bands
It arises a rock bands new generation of years 90 as the Duck Fu, Skank, Raimundos, Rappa, Jota Quest, the polemic Planet Hemp, the group soul FAT Family, the double carioca Claudinho & Buchecha and too much. There is space for African, Latin and jamaican rhythms – as reggae and ska, that give to base for groups as Black City, Tribe of Jah, former-Nativus and another. MPB In 1997, it says one more brilliant intermediary generation of new names in the Brazilian popular music, of different regions and with some music Native of northeastern brazil coalitions new proposals and folklore, with the Southern and the one of the international pop world. Names as Carlinhos Brown (BA), Arnaldo Antunes (SP), Chico César (PB), Zeca Ball-bearing
Pop eletronico
Almost at the end of the years 90, it witnesses a certain run to the electronic pop call music , but again more as effect of musical arrangements, once the gender tecno does not admit vocal.À example that it occurs in the world great capitals ten years ago, Brazil starts to live the cult summit to DJs, who produce the great outdoors parties called 'raves', or at nocturnal homes, and they launch CDs with remixagens and themes of her preferences. For remixagem (remix) is one of the moderner manifestations of the moment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário